UFCD 6583 - ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS, TIPOLOGIA DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS ESPECÍFICOS DAS UNIDADES E SERVIÇOS DA REDE NACIONAL DE CUIDADOS DE SAÚDE
Formadora: Clara Carvalho

Nesta UFCD (6585 - Organização dos Espaços, Tipologia De Materiais e Equipamentos Específicos das Unidades e Serviços da Rede Nacional de Cuidados de Saúde) Aprendi um pouco mais sobre a complexa rede de serviços de saúde, desde as consultas básicas até os procedimentos mais especializados, foi de suma importância para a minha formação de Técnica Auxiliar de Saúde. Ao abordar estes temas por meio da criação de uma história, um desafio proposto pela Formadora Clara Carvalho, foi possível não apenas entender a função de cada unidade de saúde na Rede Nacional de Cuidados de Saúde, mas também humanizar o processo de aprendizagem, aproximando-nos das realidades vividas por utentes e profissionais de saúde.
A história elaborada pelos formandos proporcionou uma visão integrada dos diversos serviços, como Patologia Clínica, Estomatologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Imagiologia, Cardiologia, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Fisioterapia, Reabilitação, Serviço de Urgência, Neurofisiologia, Electroconvulsivoterapia, Ortopedia, Traumatologia, Medicina Nuclear e a Farmácia. Ao acompanhar a jornada de uma família fictícia, a família Andrade, através dos seus diagnósticos, tratamento e recuperação, foi possível compreender a importância da colaboração multidisciplinar e do encaminhamento eficiente entre os diferentes serviços para o sucesso terapêutico. Neste contexto, a responsabilidade atribuída a mim e à colega Marilena Verdete focou-se especificamente nos serviços de Patologia Clínica, Imagiologia e Medicina Nuclear, evidenciando o papel crucial dessas áreas no diagnóstico e acompanhamento clínico, e reforçando a importância de uma abordagem integrada e cooperativa no cuidado ao doente.
Na história da família Andrade, a presença do Técnico Auxiliar de Saúde (TAS) surgiu como uma força vital no processo de cuidado, atuando como elo entre os utentes e os diversos serviços de saúde. Mostrou-nos de forma lúdica que, frequentemente nós como futuro TAS, seremos o primeiro ponto de contato para os utentes, desempenharemos um papel essencial no acolhimento, na orientação e no apoio emocional, demonstrando a face humana do sistema de saúde.
Esta abordagem pedagógica, além de fornecer conhecimento técnico, enfatizou a empatia e a comunicação eficaz como competências essenciais no cuidado ao utente. Reconhecendo a humanização no centro do sistema de saúde, a história ajudou a reforçar a ideia de que, apesar da complexidade e especialização dos serviços, o objetivo comum é sempre o bem-estar do utente. Assim, esta UFCD não apenas ampliou o nosso entendimento sobre os serviços da rede de cuidados de saúde, mas também sobre o valor da empatia na prática dos cuidados de saúde.
Sou grata a Formadora Clara Carvalho pela sua orientação e
pelo conhecimento compartilhado, enriquecendo nossa formação profissional.
Elaborado por autora brasileira de acordo com a convenção ortográfica da CPLP
