UFCD 6578 - CUIDADOS NA SAÚDE MATERNA

Formadora: Olinda Banaco

Nesta UFCD (6578 – Cuidados na Saúde Materna) aprendi que a saúde materna é uma área essencial dentro do cuidado à saúde, que exige uma abordagem holística e contínua, especialmente no contexto atual, onde as mudanças no tecido social e nas escolhas reprodutivas apresentam desafios significativos. A gravidez é um estado de profunda transformação e adaptação no organismo da mulher, marcando o início de um percurso que conclui-se com o nascimento de uma nova vida. Este percurso é acompanhado de perto em Portugal, onde a prestação de cuidados materno-infantis é vista como um processo assistencial contínuo, enfatizando a importância de um acompanhamento qualificado e personalizado desde a concepção até o pós-parto.

Vi também que as mudanças socioculturais, como o adiamento da maternidade, gravidez em mulheres com patologias associadas, e a crescente diversidade cultural devido ao aumento de cidadãos estrangeiros, requerem uma adaptação e flexibilidade dos serviços de saúde para atender às necessidades específicas de cada mulher e família. Tais desafios reforçam a importância de um acompanhamento especializado e sensível às particularidades de cada caso, desde o reconhecimento das práticas culturais na saúde sexual e reprodutiva até a gestão de gravidezes de risco ou condicionadas por fatores como a idade e condições pré-existentes.

A violência obstétrica emerge como um tema crítico, demandando um olhar cuidadoso para as práticas e interações dentro do ambiente de saúde, e como futura Técnica Auxiliar de Saúde é necessário garantir que o respeito, a dignidade e a autonomia da mulher sejam sempre preservados.

Durante as sessões pude relembrar conhecimentos sobre a reprodução humana, o desenvolvimento fetal, e a importância de uma vigilância atenta e regular através de consultas, ecografias e exames prescritos, que garantem o bem-estar da mãe e do bebê, abordando temas como alimentação saudável, identificação e prevenção de comportamentos de risco e a preparação para o parto, é fundamental para promover uma experiência de gravidez e parto positivas. No âmbito desta abordagem, desenvolvi uma Atividade de Avaliação, aplicada pela formadora, destinada à famílias numa maternidade, concretizada através de um folheto sobre o Estilo de Vida Saudável na Gravidez. Este recurso educativo foi elaborado para informar e conscientizar as gestantes a adotarem práticas saudáveis, contribuindo assim para o bem-estar materno-infantil.

A participação da estudante de medicina, futura Dra. Catarina, em uma das sessões de formação, evidenciou a importância da interdisciplinaridade e da atualização contínua dos conhecimentos, enriquecendo a aprendizagem com experiências práticas e teóricas recentes.

As sessões não apenas capacitou-me tecnicamente, mas também sensibilizou para a humanização do atendimento, essencial para promover a saúde e o bem-estar das mulheres e famílias que acompanhamos.

Por fim, agradeço a Formadora Olinda Banaco, pois sua dedicação em preparar-nos como futuros Técnicos Auxiliares de Saúde transcende a simples transmissão de conhecimento, inspirando-nos a sermos profissionais reflexivos, críticos e, acima de tudo, humanos no cuidado aos outros.

Elaborado por autora brasileira de acordo com a convenção ortográfica da CPLP 

Elaborado por autora brasileira de acordo com a convenção ortográfica da CPLP 
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora