UFCD 6560 - COMUNICAÇÃO NA INTERAÇÃO COM O UTENTE, CUIDADOR E/OU FAMÍLIA
Formadora: Ana Rita Sousa

Através das sessões ministradas pela formadora Ana Rita Sousa nesta UFCD (6560 - Comunicação na interação com o utente, cuidador e/ou família) eu pude aprender que: "A comunicação em saúde é a utilização de estratégias para informar e influenciar decisões dos indivíduos, comunidades ou instituições, no sentido de promover a saúde através da adoção de comportamentos informados.".
No decorrer desta UFCD ficou claro que comunicação entre o profissional de saúde e o utente é um fator crucial para fornecer cuidados de qualidade e promover a compreensão tanto para o utente quanto para o profissional de saúde.
Percebi que a comunicação é uma via de mão dupla, e o profissional de saúde também deve ser um bom ouvinte para entender as preocupações e necessidades do utente, contribuindo assim para um cuidado mais assertivo. Que uma comunicação adequada facilita a colaboração entre os profissionais de saúde e os envolvidos no cuidado do utente e cria confiança. Isso pode incluir ouvir atentamente as preocupações e necessidades dos familiares e cuidadores, bem como compartilhar informações sobre diagnósticos, tratamentos, progresso e planos de cuidados. Com isto criar um ambiente de cuidado mais seguro, centrado no utente e que envolve todos os interessados no processo de cuidado e recuperação do doente pode ser alcançado por meio de uma comunicação clara, empática e respeitosa.
Para o melhor entendimento desta UFCD procurei decifrar o conceito de família nos cuidados de saúde, encontrei dentre vários, um que mais me chamou atenção no que se trata de cuidados de saúde: Na Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem, define a família como um "conjunto de seres humanos considerados como unidade social ou todo colectivo composto de membros unidos por consanguinidade, afinidades emocionais ou relações legais, incluindo as pessoas significativas". Ou seja, tendo laços sanguíneos ou não é de suma importância dar à devida atenção as pessoas que cuidam desse utente, dentro ou fora de uma unidade de saúde. Posto que, para fornecer cuidados de saúde de qualidade, é fundamental manter uma comunicação eficaz com os familiares e cuidadores do doente. Isso inclui o compartilhamento de informações pertinentes, esclarecimentos e apoio emocional.
Como resultado, o Técnico
Auxiliar de Saúde deve estar preparado para estabelecer um relacionamento de
empatia e confiança com a família e/ou cuidador, comunicar de forma adequada,
com o objetivo de inspirar os familiares e/ou cuidador a tirar todas as suas
dúvidas e obter as informações que precisam para reduzir a ansiedade, a
angústia e o sofrimento de todos.
Uma das atividades que a formadora solicitou foi a elaboração de um trabalho em equipa, onde eu e meus colegas (Ana Rodrigues, Marilena Verdete e Paula Maricato) abordamos acerca da Comunicação nas suas várias vertentes.
Agradeço
a formadora Ana Rita pelo seu dedicado empenho e pela habilidade excepcional em transmitir seus conhecimentos de forma clara, precisa e acessível, facilitando assim o meu aprendizado.
Elaborado por autora brasileira de acordo com a convenção ortográfica da CPLP
